Política Editorial

Este é um resumo das políticas editoriais da revista.  Para obter detalhes mais completos, consulte o nosso Manual de Políticas.  Para conhecer o âmbito da revista, consulte a página Sobre a Revista.

 

Os artigos da Teologia Cristã Africana (TCA) reflectem as opiniões dos autores e revisores, porém, não representam necessariamente os pensamentos dos editores, does membros do Conselho Editorial, ou da ACTEA.

 

As submissões não solicitadas são bem-vindas, embora não seja garantida a sua publicação na revista.  Os resumos devem ter entre 100 e 150 palavras.  Os artigos devem ter entre 5.000 e 6.000 palavras, incluindo notas de rodapé, mas excluindo a bibliografia e o resumo.  Os editores reservam-se o direito de publicar artigos fora deste intervalo.  Os editores reservam-se o direito de aceitar ou rejeitar as submissões.  Os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente ou estar a ser considerados para publicação noutro local.  No entanto, os editores reservam-se o direito de republicar os trabalhos à sua discrição.

 

Política de taxas de publicação:
Não são exigidas taxas para submeter à revista e não são exigidas taxas para publicar na revista: sem taxas de submissão, sem taxas de página, sem taxas de publicação.

 

Processo de apresentação:
Os manuscritos e as recensões podem ser enviados para submissions@AfricanChristianTheology.org ou submetidos em linha na página de submissões.  As questões e outras comunicações podem ser dirigidas aos Gestores-Editores para: Editors@AfricanChristianTheology.org.  Aguarde duas semanas para uma primeira resposta.  Se a submissão for para revisão por pares, aguarde 3 a 5 meses para uma decisão final.  A revista publica dois números por ano, em março e setembro. Como as submissões aceites só são publicadas como parte de um número completo, o tempo médio entre a submissão e a publicação é muito variável.  Além disso, os artigos podem ter de passar pelo processo de revisão mais do que uma vez.

 

Política de avaliação
Todas as submissões estão sujeitas a uma revisão por pares em dupla ocultação, pelo menos dois revisores.   O gestor-editor de plantão torna anónima cada submissão e envia-a a um dos outros membros da equipa editorial (outro co-gestor-editor ou um dos editores regionais) para uma decisão inicial. O editor designado decide se a submissão deve ser recusada ou encaminhada aos revisores. Esta é uma decisão duplamente cega. No processo de revisão, cada submissão é enviada a pelo menos dois revisores pares. Todas as revisões seguem uma política duplamente cega. Além dos comentários, os revisores devolvem a revisão à equipa editorial com uma das cinco recomendações:

  • aprovado; 
  • aprovado, aguardando pequenas correções; 
  • aprovado, aguardando grandes correções; 
  • revisar e reenviar;
  • recusado.
Quando as revisões forem devolvidas, um dos editores irá avaliá-las. Se dois revisores devolverem revisões completamente díspares, será necessária uma terceira revisão. Um gestor-editor tomará a decisão final, que será então devolvida ao(s) autor(es) do artigo submetido.

 

Política de acesso livre
Os artigos e as recensões de livros são publicados em acesso aberto ao abrigo da licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) licence.  Os autores mantêm os direitos de autor dos seus trabalhos publicados na revista, mas concedem os direitos de primeira publicação à revista; a ACT mantém os direitos de publicação durante nove meses após a publicação, antes de os autores poderem republicar ou reimprimir o seu material noutro local.  Os artigos são de utilização livre, desde que devidamente atribuídos e licenciados.

 

Ética:
A revista respeita as práticas éticas normalizadas delineadas pelo Guia de Práticas Fundamentais do COPE e pelo Guia do COPE.

 

Política de Plágio:
A revista, os seus editores, os membros do seu conselho editorial e a ACTEA proíbem os seus colaboradores de participarem em condutas incorrectas e más práticas e não permitem conscientemente a ocorrência de condutas incorrectas ou más práticas.  O plágio é uma forma de má prática académica.  Os artigos que contenham plágio ou composição de IA não serão publicados.  Os artigos e as recensões compostos por programas, aplicações ou serviços de IA (Inteligência Artificial) não devem ser apresentados; são inaceitáveis.  Pode ser utilizado software para detetar plágio e composição por IA.

 

Política de arquivo:
Todos os números da African Christian Theology estão arquivados no AMRI Connect, https://www.amriconnect.net/.  Estão pendentes pedidos para que a revista seja arquivada também em AJOL.info e EBSCOHost.

 

Política de repositório:
A revista permite e encoraja os autores a depositarem as versões do seu trabalho, incluindo as versões publicadas, num repositório institucional ou noutro repositório à sua escolha.